segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Série Vestibular: Redação - 012 - Poesia e Prosa

Série Vestibular: Redação - 011 - Figuras De Linguagem II

Série Vestibular: Redação - 010 - Figuras De Linguagem I

Série Vestibular: Redação - 009 - Ambiguidade e Paráfrase

Série Vestibular: Redação - 008 - Coesão e Coerência Textuais

Série Vestibular: Redação - 007 - Argumentação e Linguagem Dissertativa

Série Vestibular: Redação - 006 - Delimitação Do Tema e Elaboração Da Tese

Série Vestibular: Redação - 005 - Dissertação

Série Vestibular: Redação - 004 - Elementos Da Narrativa

Série Vestibular: Redação - 003 - Narração

Série Vestibular: Redação - 002 - Variantes Linguísticas

Série Vestibular: Redação - 001 - Tipos De Texto

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Diário de Bordo

O VII encontro do Curso de Introdução à Educação Digital teve como enfoque Cooperação (ou Interação) na Rede? Na abertura tivemos uma dinâmica. Esta aconteceu em dois momentos distintos: num primeiro momento a "dança da cadeira", não nos moldes que costumamos ver, mas em vez de cadeira utilizando-se folhas de papel em que os participantes se apoiavam em cima. Num segundo momento, de um modo mais cooperativo em que a cada parada da música, os participantes teriam que tentar se apoiar em cima das folhas restantes. Podemos perceber que na competição, a vontade dos jogadores era maior, enquanto que durante a cooperação, havia um certo desestímulo da parte de alguns. Houve inclusive pessoas que não queriam participar do segundo momento, alegando estarem cansadas. Após esses momentos, aconteceu a leitura coletiva do texto "O computador vai substituir o professor?" Na discussão sobre o mesmo, os professores participantes foram unânimes salientando que o computador não vai substituir o professor, mas para isso se faz necessário em que esse como profissional procure inovar para não ficar ultrapassado. O professor orientador pediu aos participantes que sintetizasse o texto em apenas uma palavra. Dentre as palavras citadas, podemos destacar interação, humildade, conscientização, cooperação, solidariedade e diálogo.
* "Precisamos reinventar a nossa profissão"
    - Conceituais - arquiteto cognitivo
    - Procedimentais - dinamizador de grupos
    - Atitudinais - como educador
* Uma Pedagogia Intercultural
    - Reciprocidade
    - Pluralidade das vozes
    - Aluno cooperador
    - Aluno coautor
Dando prosseguimento, o professor orientador pediu aos presentes que desse uma navegada na wikipédia. A partir daí abriu-se uma discussão a respeito de até que ponto esse site é confiável. O professor disse que se há um estigmatismo de que qualquer pessoa pode fazer alteração no conteúdo do site, mas não é bem assim, pois a pessoa só estará apta para isso quando criar a sua conta, o seu login. É um site aberto, mas que tem um acompanhamento. A pessoa que tem uma conta e fizer uma alteração falsa, a partir do momento em que for constatado que a informação é falsa, automaticamente essa pessoa tem o seu login bloqueado, não podendo, portanto, fazer mais nenhuma alteração. E, afinal de contas, o pesquisador tem que ter espírito de pesquisador e aprender a confrontar informações.
E fechando o encontro, o professor orientador ensinou, de uma forma geral, a postar vídeos nos bloggers. Foi um encontro muito útil e prazeroso.

Regência Verbal e Nominal - 2ª Fase - Português

Regência Verbal e Nominal - 2ª Fase - Português

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Os 10 Mandamentos do Casal


Uma equipe de psicólogos e especialistas americanos, que trabalhava em terapia conjugal, elaborou 'Os Dez Mandamentos do Casal'. Gostaria de analisá-los aqui, já que trazem muita sabedoria para a vida e felicidade dos casais. É mais fácil aprender com o erro dos outros do que com os próprios.

1. Nunca irritar-se ao mesmo tempo A todo custo evitar a explosão. Quanto mais a situação é complicada, mais a calma é necessária. Então, será preciso que um dos dois acione o mecanismo que assegure a calma de ambos diante da situação conflitante. É preciso convencermo-nos de que na explosão nada será feito de bom. Todos sabemos bem quais são os frutos de uma explosão: apenas destroços, morte e tristeza. Portanto, jamais permitir que a explosão chegue a acontecer. D. Helder Câmara tem um belo pensamento que diz: 'Há criaturas que são como a cana, mesmo postas na moenda, esmagadas de todo, reduzidas a bagaço, só sabem dar doçura...'.

2. Nunca gritar um com o outro A não ser que a casa esteja pegando fogo.
Quem tem bons argumentos não precisa gritar. Quanto mais alguém grita, menos é ouvido. Alguém me disse certa vez que se gritar resolvesse alguma coisa, porco nenhum morreria... Gritar é próprio daquele que é fraco moralmente, e precisa impor pelos gritos aquilo que não consegue pelos argumentos e pela razão.

3. Se alguém deve ganhar na discussão, deixar que seja o outro Perder uma discussão pode ser um ato de inteligência e de amor. Dialogar jamais será discutir, pela simples razão de que a discussão pressupõe um vencedor e um derrotado, e no diálogo não. Portanto, se por descuido nosso, o diálogo se transformar em discussão, permita que o outro 'vença', para que mais rapidamente ela termine. Discussão no casamento é sinônimo de 'guerra', de luta inglória. 'A vitória na guerra deveria ser comemorada com um funeral'; dizia Lao Tsé. Que vantagem há em se ganhar uma disputa contra aquele que é a nossa própria carne? É preciso que o casal tenha a determinação de não provocar brigas; não podemos nos esquecer que basta uma pequena nuvem para esconder o sol. Às vezes uma pequena discussão esconde por muitos dias o sol da alegria no lar.

4. Se for inevitável chamar a atenção, fazê-lo com amor A outra parte tem que entender que a crítica tem o objetivo de somar e não de dividir. Só tem sentido a crítica que for construtiva; e essa é amorosa, sem acusações e condenações. Antes de apontarmos um defeito, é sempre aconselhável apresentar duas qualidades do outro. Isso funciona como um anestésico para que se possa fazer o curativo sem dor. E reze pelo outro antes de abordá-lo em um problema difícil. Peça ao Senhor e a Nossa Senhora que preparem o coração dele para receber bem o que você precisa dizer-lhe. Deus é o primeiro interessado na harmonia do casal.

5. Nunca jogar no rosto do outro os erros do passado A pessoa é sempre maior que seus erros, e ninguém gosta de ser caracterizado por seus defeitos. Toda vez que acusamos a pessoa por seus erros passados, estamos trazendo-os de volta e dificultando que ela se livre deles. Certamente não é isto que queremos para a pessoa amada. É preciso todo o cuidado para que isto não ocorra nos momentos de discussão. Nestas horas o melhor é manter a boca fechada. Aquele que estiver mais calmo, que for mais controlado, deve ficar quieto e deixar o outro falar até que se acalme. Não revidar em palavras, senão a discussão aumenta, e tudo de mau pode acontecer, em termos de ressentimentos, mágoas e dolorosas feridas. Nos tempos horríveis da 'guerra fria', quando pairava sobre o mundo todo o perigo de uma guerra nuclear, como uma espada de Dâmocles sobre as nossas cabeças, o Papa Paulo VI avisou o mundo: 'a paz impõe-se somente com a paz, pela clemência, pela misericórdia, pela caridade'. Ora, se isto é válido para o mundo encontrar a paz, muito m ais é válido para todos os casais viverem bem. Portanto, como ensina Thomás de Kemphis, na Imitação de Cristo, 'primeiro conserva-te em paz, depois poderás pacificar os outros'. E Paulo VI, ardoroso defensor da paz, dizia: 'se a guerra é o outro nome da morte, a vida é o outro nome da paz'. Portanto, para haver vida no casamento, é preciso haver a paz; e ela tem um preço: a nossa maturidade.

6. A displicência com qualquer pessoa é tolerável, menos com o cônjuge Na vida a dois tudo pode e deve ser importante, pois a felicidade nasce das pequenas coisas. A falta de atenção para com o cônjuge é triste na vida do casal e demonstra desprezo para com o outro. Seja atento ao que ele diz, aos seus problemas e aspirações.

7. Nunca ir dormir sem ter chegado a um acordo 'Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento' (Ef 4,26b)
Se isso não acontecer, no dia seguinte o problema poderá ser bem maior. Não se pode deixar acumular problema sobre problema, sem solução. Já pensou se você usasse a mesma leiteira que já usou no dia anterior, para ferver o leite, sem antes lavá-la? O leite certamente azedaria. O mesmo acontece quando acordamos sem resolver os conflitos de ontem. Os problemas da vida conjugal são normais e exigem de nós atenção e coragem para enfrentá-los, até que sejam solucionados, com o nosso trabalho e com a graça de Deus. A atitude da avestruz, da fuga, é a pior que existe. Com paz e perseverança busquemos a solução.

8. Pelo menos uma vez ao dia, dizer ao outro uma palavra carinhosa
Muitos têm reservas enormes de ternura, mas esquecem de expressá-las em voz alta. Não basta amar o outro, é preciso dizer isto também com palavras. Especialmente para as mulheres, isto tem um efeito quase mágico. É um tônico que muda completamente o seu estado de ânimo, humor e bem estar. Muitos homens têm dificuldade neste ponto; alguns por problemas de educação, mas a maioria porque ainda não se deu conta da sua importância. Como são importantes essas expressões de carinho que fazem o outro crescer: 'eu te amo', 'você é muito importante para mim', 'sem você eu não teria conseguido vencer este problema', 'a tua presença é importante para mim'; 'tuas palavras me ajudam a viver'... Diga isto ao outro com sinceridade toda vez que experimentar o auxílio edificante dele.

9. Cometendo um erro, saber admiti-lo e pedir desculpas Admitir um erro não é humilhação. A pessoa que admite o seu erro demonstra ser honesta consigo mesma e com o outro. Quando erramos não temos duas alternativas honestas, apenas uma: reconhecer o erro, pedir perdão e procurar remediar o que fizemos de errado, com o propósito de não repeti-lo. Isto é ser humilde. Agindo assim, mesmo os nossos erros e quedas serão alavancas para o nosso amadurecimento e crescimento. Quando temos a coragem de pedir perdão, vencendo o nosso orgulho, eliminamos quase de vez o motivo do conflito no relacionamento, e a paz retorna aos corações. É nobre pedir perdão!

10. Quando um não quer, dois não brigam É a sabedoria popular que ensina isto. Será preciso então que alguém tome a iniciativa de quebrar o ciclo pernicioso que leva à briga. Tomar esta iniciativa será sempre um gesto de grandeza, maturidade e amor. E a melhor maneira será 'não pôr lenha na fogueira', isto é, não alimentar a discussão. Muitas vezes é pelo silêncio de um que a calma retorna ao coração do outro. Outras vezes será por um abraço carinhoso, ou por uma palavra amiga.

Fonte: Canção Nova/ Prof. Felipe Aquino

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Viver

É ter consciência da realidade que se esconde atrás da aparência.
É ver além dos cinco sentidos. É enxergar com os olhos da alma ...
A vida materializa nossos pensamentos. Conforme acreditamos, ela se torna. Cultivando medo, a falta de amor, o egoísmo e a descrença. Não é esse o caminho. As pessoas querem, mas suas atitudes revelam o oposto.
Para receber é preciso primeiro dar. Para atrair é preciso irradiar. Essa é a força da vida.
Se Deus colocou tanta beleza, tanta vida, tanta alegria e perfume em simples flores, o que não terá feito com o Homem?!?
Deus sempre faz o melhor. ELE nos deu beleza, sentimento, alegria, bondade e possibilidade de escolher.
A dor, o sofrimento, a maldade, o ódio, a ignorância vem da nossa necessidade de perceber.
Deus permite o contraste para que possamos enxergar claro.
De que adiantaria acender uma luz na claridade? É nas trevas que ela é percebida.
Sem a tristeza, a alegria não seria apreciada, sem a carência a abundância não teria significado.
Somos todos crianças na 'escola da vida'.
Durante nossa 'infância'', precisamos experimentar para ganhar senso de r e a l i d a d e ...
O sofrimento é pano de fundo para que o bem seja notado. Baseado na perfeição de Deus:
A natureza nos ensina isso. Basta olhar. Não lhe parece que um Deus tão extraordinário, tão criativo, que colocou tanta beleza, tanto perfume na simplicidade de uma flor, que enfeitou nosso mundo com um céu tão azul, um mar tão belo, tudo para nos fazer felizes, só nos destina à FELICIDADE e à ALEGRIA ... ( ?!?)
A dor serve para nos levar aos cuidados da preservação. É um alerta que nos adverte que algo não está bem.
Sem ela, não teríamos referencial.
O CAMINHO QUE TE LEVARÁ À FELICIDADE COMEÇA EM VOCÊ MESMO!!!
Trechos do livro: 'Pelas portas do coração'
( Zibia Gasparetto )

sábado, 5 de novembro de 2011

A visão do bom


Em nossas vidas surgem fatos e acontecimentos a todo instante. Muitos destes fatos são
coisas boas,
outros nem tanto. Se ocorrerem nove coisas boas e apenas uma ruim, ficamos martelando na nossa cabeça o processo ruim, esquecendo-nos das coisas boas. Para evitar e quebrar este paradigma da sua vida, comece a aplicar a visão do bom.

Exemplos:
Em vez de você
ficar pensando que está em idade avançada, prefira rever quantas experiências magníficas a vida lhe deu e os momentos de felicidade proporcionados ao lado de uma pessoa muito especial.

Em vez de você pensar que o seu corpo está acima do peso, prefira rever os momentos de pura saúde que ele pôde lhe proporcionar ao longo dos últimos anos, numa gostosa caminhada ou numa partida de futebol.

Em vez de
ficar se lamentando
por ter tirado uma nota baixa na faculdade, veja quantos trabalhos espetaculares você já realizou com notas máximas.

A visão do bom é a busca de uma versão mais otimista para vida, em vez de ficarmos lamentando os erros vividos por nós.
Os erros são escolas
para nós, aprendizes do mundo, e merecem muito respeito em nossa evolução como humanos.

Só não merecem uma valorização maior do que as conquistas desta sua linda vida. Pense nisso. Pense no lado bom da sua vida.


Pra ser feliz - Música nova de Daniel

Daniel Pra Ser Feliz Daniel   Pra Ser Feliz
As vezes é mais fácil reclamar da sorte
Do que na diversidade
Ser mais forte
Querer subir, sem batalhar
Pedir carinho, sem se dar
Sem olhar do lado
Já imaginou de onde vem
A luz de um cego
Já cogitou descer
De cima do seu ego
Tem tanta gente por aí
Na exclusão, e ainda sorri
Tenho me perguntado

Pra ser feliz
Do que o ser humano nescessita
O que é que faz a vida ser bonita
Ahh resposta, onde é que está escrita

Pra ser feliz
O quanto de dinheiro eu preciso
Como é que se conquista o paraíso
Quanto custa?
Pro verdadeiro sorrisso
Brotar do coração

Talvez a chave seja a simplicidade
Talvez prestar mais atenção na realidade
Porque não ver como lição
O exemplo de superação
De tantas pessoas

O tudo as vezes se confunde com o nada
No sobe e desce da misteriosa escada
E não tem como calcular
Não é possivel planejar
Não é estratégico


Você é capaz de mudar a sua vida


http://www.crystalkiss.com/wp-content/uploads/2009/10/beautiful-roads2.JPG
Você é capaz de qualquer coisa que deseja. Nada que esteja longe de você e  nada do que aconteceu no seu passado é capaz de alterar o futuro que você  deseja para si.

O mundo bombardeia você com milhares de distrações, obstáculos, medos e  desejos de prazeres vazios, fáceis e rápidos,. Ainda assim, nada irá impedir que  você conquiste tudo aquilo que sua mente sonha e almeja.

O simples fato de você imaginar que sua vida pode melhorar está evidenciando a  sua capacidade para alcançar seus sonhos. Você já possui a maioria dos seus
tesouros com que você sonha e que você deseja: eles já existem dentro de você.

Dê a eles a força do seu pensamento, da sua ação, do seu compromisso. Faça-os  reais, e não apenas exclusividade de seus sonhos.

Traga-os também ao mundo  que o cerca. Isto é realização, isto é destino.

(desconheço o autor)

Amanhã não existe


As pessoas não são eternas. Pelo menos não na vida terrena. Elas apenas passam, vivem o tempo que lhes é ofertado e retornam à terra.
Ninguém pode acrescentar um segundo sequer à sua vida ou à de alguém. Não temos esse poder e quando a hora chega, ela chega.
Mas preferimos não pensar nisso. Julgamos que temos todo o tempo do mundo para fazer isso ou aquilo, para recuperar o perdido, para sarar o ferido e restabelecer a paz.
Amanhã eu ligo, amanhã eu faço, amanhã peço perdão, amanhã me reconcilio, amanhã...  como se pudéssemos segurar o amanhã nas nossas mãos! Como se ele fosse chegar por nossa vontade e trazer tudo como ontem ou como hoje! Amanhã? Hoje é o amanhã de ontem e tudo continua na mesma, por que espera-se pelo amanhã.
Cada qual tem sua história e suas histórias. Cada qual sua cruz e suas dores, suas alegrias, seus lamentos, seus dissabores, seus ganhos e perdas. É o que nos forma como pessoas, que nos dá a impressão de existir, de fazer parte do universo. E há, assim, como com milhares de outros, relacionamentos quebrados, porque um dia alguém feriu e foi ferido.
Quando isso acontece, construímos em volta do nosso coração um muro, uma barreira que o outro não pode atravessar. Nos sentimos tão importantes com isso que nem percebemos que esse muro impede o outro de entrar, mas nos impede, a nós, de sair. Nos tornamos prisioneiros, aprisionados das nossas idéias e nossas mágoas. Não estendemos a mão e recusamos a do outro, caso nos estenda.
Enquanto isso, a vida continua. Não damos, talvez para punir e não recebemos, como punição que nos infligimos a nós mesmos, inconscientemente.
Vamos deixar para amanhã para resolver isso, porque hoje estamos magoados demais, não conseguimos perdoar e não queremos dar o braço a torcer, afinal, não erramos. E eu diria, como Cristo, quem nunca errou, que atire a primeira pedra!
Amanhã não existe. O amanhã, só o conhecemos quando o sol nasce e que o Senhor nos dá aquele dia a mais. E todo mundo não chega lá. Não podemos afirmar que estaremos ainda aqui, porque a vida é imprevisível.


Letícia Thompson

A depressão


Quando se olha o mundo de fora é muito fácil dizer o que se deve fazer, como e até quando. Achamos soluções para todo mundo, desde que não estejamos envolvidos. É fácil falar da dor que não sentimos, do amor que não perdemos, dos problemas que não temos e da vida que não vivemos. Somos assim muito sábios quando o espinho não está em nós!...
Os altos e baixos são comuns a todo mundo. Ninguém vive em linha reta. E há pessoas que suportam mais facilmente as subidas e descidas da vida que outras, como umas pegam certas doenças e outras não. Há coisas que não se controla, pois se tivéssemos escolha, optaríamos sempre por uma vida sã.
A depressão é uma doença como uma outra, não um capricho de quem deseja mais do que a vida pode oferecer. Só quem passou ou passa por isso sabe entender o que é. E como toda doença, deve ser reconhecida, entendida e tratada como tal. Infelizmente todo mundo não está preparado para ajudar em casos assim e tentam resolver os problemas mostrando que há pessoas mais infelizes. Contudo, não é possível minimizar a dor de ninguém, fazendo-o comparar sua infelicidade com as misérias do mundo. Ninguém pode se sentir melhor porque do lado de fora há mais sofrimento. Se fosse assim, seria fácil ir dormir feliz a cada dia, bastando assistir ou ler jornais.
É claro que muitas vezes vemos uma coisa triste e pensamos no quanto somos abençoados por não vivermos aquilo. Isso é normal para todo mundo, nos faz refletir sobre a realidade da vida. Mas se passamos nossa vida com comparações não vamos a lugar nenhum, pois sempre haverá parâmetros diferentes e acabaremos nos sentindo perdidos.
Precisamos respeitar a dor e sentimento do outro, como respeitamos os limites do seu jardim. Cada vida é única, é própria. Podemos ajudar uma pessoa depressiva mostrando-lhe o lado belo da vida, dando-lhe razões para olhar além do horizonte, criar objetivos e acreditar neles. Podemos tirá-la do isolamento em que se encontra dando-lhe palavras de reconforto e amizade, fazendo-a sentir-se amada e útil. Dizer a um depressivo que seus problemas são mínimos porque há coisas piores na vida não o fará sentir-se melhor.
Quando Jesus se referiu à pessoas com problemas e ansiedades, mandou que olhassem os lírios dos campos e as aves no céu e se repousassem,  apontou para coisas bonitas e alegres, nunca disse para olharem os necessitados. E Ele teve, também, Seu momento de dor, tristeza e lágrima, como todo ser humano.
As soluções para os problemas começam com o reconhecimento deles. Ter amigos que possam compreender já é um passo na direção da cura. A compreensão da dor do outro leva-lhe segurança. E, segura, uma pessoa poderá se levantar e recomeçar seu caminho, com toda ajuda que ela deve ter.
Depressão? Uma doença sim. E médicos são úteis. Amigos são preciosos. Orações são imprescindíveis.


Letícia Thompson

Faça aquilo que traz realização



Você se torna responsável quando age com responsabilidade. Você se torna maduro quando age com maturidade. Você se torna inteligente quando você age com inteligência.

Você se torna confiante quando age com confiança. Você se torna criativo quando age com criatividade.
O que você faria, agora, se fosse exatamente a pessoa que você quer ser? Faça-o e você será essa pessoa. O que você faria se tivesse tudo que sempre quis? Faça-o e você terá tudo isso.

Suas ações definem a pessoa que você é. Vencedores são pessoas que tomam as atitudes específicas que as tornam vencedores.
Seja qual for seu desejo, não perca seu tempo tentando alcançá-lo.

Em vez disso, “seja” seu desejo, ”realize” seu desejo. Seja uma pessoa capaz de conseguir o que for que você deseje.
Faça o que for preciso para alcançar seus desejos.

Não espere a realização aparecer de repente em sua vida. Isso nunca vai acontecer. Em vez disso, faça aquilo que traz realização e você a alcançará.


(desconheço o autor)

Você é o grande vencedor

- Na grande corrida pela vida, centenas de milhões de espermatozóides, numa velocidade de aproximadamente 16 km por hora, concorrem entre si, por uma coroação, por um prêmio que se chama: direito a vida.
Nesta grande corrida, apenas um foi o vencedor (salvo quando nasce gêmeo), e este um foi você.
Você é um vencedor já antes mesmo de nascer...

ANTES DE VOCÊ NASCER, DEUS JÁ TE CONHECIA:

- Nesta corrida pela vida, você não correu e venceu por acaso.
- Você, ainda antes de ter sido formado no ventre materno, já estava sendo preparado e ajudado por Deus.

- Entre milhões de centenas de espermatozóides, foi Deus quem lhe deu condições de ser o vencedor; foi Deus que decidiu que seria você que receberia o direito a vida...

- Você não veio a este mundo por acaso, mas com uma finalidade, pois Deus, antes de você nascer, pensou em você e planejou a sua vida.



- Desde antes de nascer, cada uma de nossas vidas foram planejadas por Deus...

- Deus planejou a minha vida e também a sua vida; uns foram planejados para uma finalidade e outros para outra, mas tanto uma quanto outra, foram planejadas para a glória de Deus.

- Talvez você diga: “A minha vida deve ter sido mal planejada, pois desde que nasci minha vida tem sido de derrotas.”...

- Sua vida não foi mal planejada por Deus. Somos nós que fazemos escolhas erradas em nossas vidas. Quando agimos mal, foi porque fizemos escolhas erradas.

- Depois do nascimento, a grande corrida continua, e nesta corrida, muitos de nós acabamos fazendo escolhas erradas, e cada escolha traz consigo conseqüências boas ou ruins...

-  Deus deixa bem claro isto quando diz que: “ Eu te proponho a vida ou a morte, o bem ou o mal.”.

- Em outras palavras, Deus está nos dizendo: “Você escolhe a vida que você quer viver, uma vida de vitórias ou de fracassos.”.

Faça com que a sua vida seja de VITÓRIAS...

sábado, 22 de outubro de 2011

Não mire o seu umbigo!

Muitas pessoas sofrem muito em virtude da sua pequena percepção do mundo. Todos os dias escutamos lamentações e mais lamentações. Parece até que os nossos são "muros das lamentações".
Há pessoas que nada na sua vida dá certo, nada na sua vida está bom. Há aquelas que arrumam até doenças para si. Quando alguém se dirige a pessoas desse tipo e perguntam:
- Você está bem?
A resposta é instantânea:
- Estou bem nada. Hoje em dia ninguém tem saúde não!
Nada presta para estas pessoas: se não tem trabalho, dizem que é muito ruim ficar em casa; se tem trabalho, dizem como eu gostaria de ficar em casa. Se ficam em casa no final de semana, dizem não saio pra nenhum lugar; se saem no final de semana, ao chegarem em casa dizem não sei pra que fui: só me cansei.
Mas o mais angustiante é quando essas pessoas estão doentes. às vezes uma doença simplicíssima, mas sofre como se tivesse a maior das doenças incuráveis.
Nós, seres humanos, sofríamos bem menos se começássemos a enxergar os nossos problemas levando em consideração os problemas dos outros. Íamos começar a observar que muitas vezes o problema do outro é o dobro, o triplo, o quádruplo maior do que o meu. E este muitas vezes nos deixa de queixo caído: rir, não reclama da vida e ainda diz orgulhosamente "Deus está comigo"!
Na estrada da vida pensamentos negativos atraem coisas negativas.
Cecília Meireles nos mostra que a arte de ser feliz é reconhecer a beleza até mesmo aonde ela não existe, pois tudo depende da maneira como enxergamos as coisas ao nosso redor. 


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ser professor é...

... ensinar e ao mesmo tempo aprender.
... vislumbrar novos horizontes.
... ter esperança na educação.
... acreditar no potencial de cada aluno.
... preparar a criança, o adolescente e o jovem para o futuro.
... acreditar que a educação pode transformar vidas.
... ter a capacidade de ser um eterno aprendiz.
... valorizar-se e valorizar também o outro.
... ser agente formador da cidadania, da solidariedade, da ética e da moral.
... combater as desigualdades sociais.
... formar consciências sólidas, alicerçadas nos valores humanos.
... estar aberto ao diálogo.
... ser psicólogo, enfermeiro, pai, mãe...

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Quem sou eu?

Sou Manoel Lucio, moro em Jacaraú/PB, onde sou professor de Língua Portuguesa na EMEFM Alzira Lisboa. Sou casado há quase 10 anos e sou pai de um filho, Dênysson, de 7 anos. Gosto muito do que faço na vida. Sinto-me realizado na profissão que exerço, pois independentemente das condições financeiras, devemos trabalhar com amor. O salário é uma das coisas pelas quais devemos lutar. Sou uma pessoa humilde e admiro muito essa qualidade nas pessoas. Atualmente também estou na direção de uma escola na rede municipal de ensino, a EMEIF Professora Neuza Medeiros Alves. Sou brasileiro, mas não gosto de atraso. A pontualidade para mim conta muito: não gosto do famoso "jeitinho". Gosto muito de cumprir com minhas obrigações, portanto, cobro dos outros aquilo que eu mesmo faço, para dar o exemplo. Detesto quem diz que não faz melhor porque o outro não faz. Tenho certeza que a empatia é uma qualidade que conta muito nos relacionamentos.

A vida

Muitos vivem sem saber o que significa o existir. Acham que viver é pura e simplesmente "aproveitar o momento presente", sem levar em conta a preciosidade da vida. Como diz Gonzaguinha "Viver e não ter a vergonha de ser feliz". Mas, podemos nos perguntar o que seria ser feliz. Muitos pensam que a felicidade está no ter, mas creio firmemente que a felicidade está no ser. Muitos terminam os seus dias de existência sem encontrar essa felicidade, por quê? Exatamente porque procuram a felicidade onde ela não está. A felicidade está dentro de cada um de nós: basta enxergarmos as coisas ao nosso redor com um olhar diferente.
Se cada um de nós soubesse o que significa viver, a cada dia estávamos agradecendo, agradecendo e agradecendo a Deus, o autor da vida. Só assim podemos independentemente da situação social sermos felizes. Isso não quer dizer que deveremos cruzar os braços diante de muitas situações. Temos que dar passos significativos, pois somos águias e não galinhas.